sexta-feira, 6 de novembro de 2009

RECORDANDO FLORBELA ESPANCA

.
Só porque ouvi na rádio, ao voltar para casa, este poema cantado da Florbela, não resisto a deixá-lo para embalar a noite neste blog:

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os Homens! Morder como quem beija
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
.

2 comentários:

  1. Florbela...

    Um poeta é um deus. Ponto assente. Morder como quem beija é fantástico; o pior é beijarem-nos como quem morde. Mendigar, hoje, mendigamos todos, mas como ninguém corre atrás de quem pede, mendigamos sempre à espera que a esmola seja alguma coisa de geito. E depois temos o reverso da medalha, também damos. È a "esmola" a quem mendigou.Assim mendigos tornámo-nos todos Reis do Reino do Mendigar.
    Desejos...desejos... e mais desejos. Mais de mil. Por tantos serem já nos habituámos a senti-los e nem damos conta que os temos. Mas eles existem, e fazem-nos sentir o tal astro a flamejar, sentindo, esquecendo a dor e voar em horizontes amplos...o pior é sentir as asas com dor...

    Para sempre Florbela espanta...

    ResponderEliminar
  2. Florbela encarna o sentimento autêntico, verdadeiro, em nome de quem tronos e coroas ficam condenados à lei do esquecimento.Florbela vive eternamente a paixão, o amor eternamente ardente. Faz dele luz, bebida e comida; faz dele corpo, materializando-se ou não na união das uniões, no abraço dos abraços, no comungar perfeito do mais belo que há na vida: dois seres que se amam, para áquem e para além do nada.
    À luz dos nossos dias apressados, poderá parecer demasiado lamechas, mas a vida sem uma pitadinha de lamechice torna-se árida, castrada de sentido e dificilmente veremos surgir as cores da Alegria e da Felicidade. Cultivemos o AMOR em todo o seu explendor, amando por amar, vivendo para além do tempo e para além da espera...A nossa vida será mais vida, a Alegria sorrirá e a Felicidade espelhar-se-á em cada olhar. Ainda que Florbela tenha morrido por e pelo AMOR, vivamos para poder canta-lo!...

    ResponderEliminar