domingo, 28 de fevereiro de 2010

BOB MARLEY - PARA QUEM NÃO CONHECE!

Clicar na imagem para ver origem

"A minha música não é contra os brancos.
Eu nunca poderia cantar isso.
A minha música é contra o sistema,
que ensina você a viver e a morrer.
Se Deus não tivesse me dado
uma canção para cantar,
eu não teria uma canção para cantar.
Por isso não é a minha música.
A minha alma diz essas palavras".

Nascido em St. Ann's Parish, na Jamaica, filho de pai branco e mãe negra, Bob Marley deixou a sua casa aos 14 anos para se dedicar à música. Depois de um período de aprendizagem, durante o qual actuou com artistas mais estabelecidos, viria a tornar-se famoso quando formou a banda The Wailers, com Peter Tosh, Bunny Livingstone, Junior Braithwaite, Beverley Kelso e Cherry Smith, por volta de 1963. A sua associação a produtores como Coxsone Dodd, proprietário do famoso Studio One, seria essencial para o seu futuro sucesso. Depois do primeiro single "I'm Still Waiting", Bob Marley & The Wailers foram gradualmente subindo nas tabelas jamaicanas, até que Braithwaite e Smith deixaram o grupo, ficando Bob o vocalista principal. Até 1966, ano da dissolução da banda, gravaria mais de 70 canções com Coxsone Dodd. Depois disso, Marley viajou até Newark, nos Estados Unidos, onde a sua mãe vivia há alguns anos, para trabalhar numa fábrica, mas em pouco tempo voltou à Jamaica, reunindo outra vez os Wailers com Tosh e Livingstone, e o trio tornou-se cada vez mais envolvido com a cultura rastafari e a sua divulgação. Criando a sua editora, lançaram "Bend Down Low".
No fim da turnê européia Marley e a banda foram para os Estados Unidos. Bob fez dois shows no Madison Square Garden, mas logo após caiu sériamente doente. Três anos antes, em Londres, tinha ferido o dedo do pé a jogar futebol. O ferimento tornou-se canceroso e, apesar de ter sido tratado em Miami, continuou a progredir. Em 1980, o câncer, na sua forma mais virulenta, começou a espalhar-se pelo corpo de Bob. Ele controlou a doença por oito meses, fazendo tratamento na clínica do Dr. Joseph Issels, na Bavária. O tratamento de Issels era controverso por usar apenas remédios naturais e não tóxicos e, por algum tempo, pareceu estabilizar a condição de Bob. Entretanto, repentinamente a luta começou a ficar mais difícil. No começo de maio ele deixou a Alemanha para voltar à Jamaica, mas não completou a viagem.

Bob Marley morreu num hospital de Miami na segunda-feira, 11 de maio de 1981. No mês anterior, Marley havia sido agraciado com a Ordem do Mérito da Jamaica, a terceira maior honra da nação, em reconhecimento à sua inestimável contribuição à cultura do país. Na quinta-feira, 21 de Maio de 1981, o Honorável Robert Nesta Marley O. M. recebeu um funeral oficial do povo da Jamaica. Após o funeral - assistido tanto pelo Primeiro-Ministro como pelo líder da oposição - o corpo de Marley foi levado à sua terra natal, Nine Mile, no norte da ilha, onde agora descansa em um mausoléu. Bob Marley morreu aos 36 anos, mas a sua lenda permanece viva até hoje.

(Texto biográfico retirado de: http://reggaefelling.no.sapo.pt/biografia.htm)

Sem comentários:

Enviar um comentário