sexta-feira, 2 de abril de 2010

HANS CHRISTIAN ANDERSEN - ANIVERSÁRIO

.
Hans Christian Andersen nasceu em Odense no dia 2 de Abril de 1805. - Copenhaga, 1875)
Christian Andersen é um conhecido escritor dinamarquês, de origem humilde, filho de um sapateiro.
Em 1819 instala-se em Copenhaga, onde, graças à ajuda de generosos protectores, estuda canto e dança. Mas na realidade a sua formação é autodidacta, nutrida por abundantes leituras. A partir de 1833 começa a publicar obras dramáticas, diários, apontamentos de viagens e alguns romances.

Clicar na imagem para ver origem

Mas a obra que o torna célebre em todo o mundo é Contos, traduzidos para uma infinidade de idiomas. Publica os primeiros em 1835-37, e continua a escrever e a publicar até chegar, em 1872, a um total de 156 contos.
Os contos mais antigos estão enraizados na tradição popular: Companheiro de Viagem, Os Cisnes Selvagens. Posteriormente, Andersen dedica-se ao conto literário no mundo das fadas (O Duende, A Colina dos Elfos), numa concepção idílica da natureza (O Rouxinol, O Sapo, O Abeto, As Flores da Pequena Ida) e, inclusive, nas relações misteriosas entre os objectos mais prosaicos (A Agulha de Remendar, A Gota de Água, A Velha Lanterna, Os Trapos). Alguns dos seus contos mais famosos deixam entrever elementos autobiográficos: O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia.

O impacto de Andersen, que morreu a 4 de Agosto de 1865, na literatura infantil foi tal que 2 de Abril foi consagrado Dia Internacional do Livro Infantil.

A International Board on Books for Young People atribui a Medalha Hans Christian Andersen aos maiores nomes da literatura infanto-juvenil.

Sem comentários:

Enviar um comentário